A Escola de Madrid

Escola de Madrid
Professor: Tiago Amorim
3 aulas — Início: 02/2013 – Término: 03/2013

Ao fim do século XIX a Europa nada esperava da Espanha: sua posição política, econômica e cultural no velho continente nada lembrava a ocupada pelo glorioso reino ibérico no século XVI. No campo das artes, ciências e filosofia sentia-se o maior agravo: faltava ao país uma classe intelectual própria, enraizada em seus próprios problemas e ao mesmo tempo capaz de dialogar com os vizinhos europeus.

O surgimento de uma espécie de movimento restaurador da cultura espanhola ganha, dessa forma, matiz inédito: a Geração de 1898 foi a criadora de novas possibilidades de vida para todo um povo, sendo inspiradora de movimentos como o da Escola de Madrid, fundada em decorrência também da obra de José Ortega y Gasset.

Neste breve módulo de introdução aos estudos de Sociologia e Antropologia Filosófica do Centro de Estudos Landmark – estudos esses fortemente influenciados pelas contribuições da filosofia ibérica – conheceremos um pouco da história destes movimentos (Geração de 98 e Escola de Madrid), e discutiremos alguns dos problemas por eles levantados.

 
Exibir #
Título Data Autor
01 - A Geração de 98 15.02.13 Tiago Amorim
02 - Ortega y Gasset - Vida e Obra 22.02.13 Tiago Amorim
03 - A Escola de Madrid e a Antropologia Filosófica 01.03.13 Tiago Amorim