27 - Macbeth III

Tragédias de Shakespeare

Tragédias de Shakespeare
Aula 27 - 27.10.2014

Professor: Eduardo Dipp
 

Uma tragédia, como também as obras de arte em geral, não deve ser lida apenas para iluminar a nossa própria vida, deve, também, dar uma visão mais abrangente do ser humano. Isto nos sugere que devemos cuidar para não valorar uma obra de arte apenas de acordo com temas de nosso interesse pessoal. Shakespeare nos dá a grande oportunidade de crescer ao nos oferecer uma riqueza de temas fundamentais, que vão muito além de nosso horizonte de vivências. Apreender os símbolos de cada peça de Shakespeare é mais esclarecedor do que tentar enquadrar os personagens em conceitos, como, por exemplo, ciumento, avarento, mau, demoníaco etc.     

25 - MacBeth

Tragédias de Shakespeare

Tragédias de Shakespeare
Aula 25 - 20.10.2014

Professor: Eduardo Dipp
 

Discussão sobre a complexidade do enredo. Com que outro personagem Macbeth pode ser comparado? Iago? Ricardo III? A comparação de Macbeth com Brutus pelo crítico G. W. Night.   

26 - Macbeth II

Tragédias de Shakespeare

Tragédias de Shakespeare
Aula 26 - 20.10.2014

Professor: Eduardo Dipp
 

A percepção da humanidade de Macbeth nos ajuda a estabelecer a ponte entre a literatura e as nossas vidas. Qual o símbolo do pecado de Macbeth ao dizer "não servirei a este senhor"? As bruxas soprando no ouvido de Macbeth "sereis rei" lembram a serpente soprando no ouvido de Eva.   Os recursos de linguagem desta peça nos mostram os nossos próprios mecanismos mudos para dizer "não".  

24 - A última guerra civil da República

Monarquia Militar

História de Roma - Monarquia Militar
Aula 24 - 11.10.2014

Professor: Ronaldo Bohlke
 
Otavio acusa Marco Antonio de traição. Historiadores comentam fatos que mostrariam algum exagero na acusação. O testamento de Antonio. Otavio declara guerra ao Egito. Antonio apoia Cleópatra. A Batalha de Actium – 31 a.C. Derrota e fuga de Marco Antonio. Perseguição de Otavio. Traição nos exércitos de Marco Antonio: suas tropas são rendidas. Suicídio de Marco Antonio. Otávio chega ao Egito. Morte de Cesárion Morte de Cleópatra. O fim da guerra.